O curso é feito para os diretores de arte que querem dominar a técnica de UX Design, assim como gerentes de projetos que querem liderar equipes de design, iniciantes que desejam ter esse conhecimento, web designers que visam aprender a usar as ferramentas de forma certa e UX designers que planejam evoluir na área.
O curso online UX Design possui 19 módulos para você fazer em 5 meses. Durante esse tempo você terá um mentor expert de design e aprenderá os segredos de Design Visual, Design Thinking e a desenvolver um portfólio de destaque.
Módulo 1 - A importância do Design.CX/UX e UI
- Projeção para as pessoas: Introdução ao conceito de User-Centered Design
- Importância do design
- Definições de UX e UI design
- Cases que afetaram o mercado
Módulo 2 - Product Discovery - Fundamentos do Product Discovery (estratégia e entendimento dos usuários)
- As diferenças entre user research e market research
- Métodos e tipos de pesquisa de UX
- Conceito e aplicação do Product Market-Fit
- A importância das personas e jornada do usuário
- Ferramentas úteis no processo: canvas da proposta de valor e árvore de oportunidades
Módulo 3 - Product Discovery - Etapa de experimentação no processo de Discovery e definição da visão do produto
- Atividades de ideação e prototipação de soluções
- Cultura de experimentação
- Experimentos: técnicas e validações das soluções
- As diferentes possibilidades de protótipos
- Mudança de mindset: outputs over outcomes
Módulo 4 - Mapa de empatia e Design Thinking
- Design da experiência do usuário
- O que é UX e porque passou a ser uma área com tanto destaque?
- Duplo Diamante do design thinking
- Comentar brevemente sobre o fato de existirem diversos métodos
- Destacar o duplo diamante e como ele representa bem o processo de resolução criativa de problemas
- A relação entre UX e design thinking
Módulo 5 - UX Research e sua importância
- Por que devemos pesquisar?
- Quando é o melhor momento para pesquisar?
- Tipos de pesquisa e conceitos:
- Pesquisa qualitativa vs pesquisa quantitativa
- Pesquisa de atitudinal vs. pesquisa comportamental
- Matriz de pesquisa (Definida, Hipótese e Dúvida)
Módulo 6 - Sintetizando pesquisa e definindo o problema
- Mapa de afinidade
- Mapa de Empatia
- Mapa de jornada do usuário
- Personas
- Declarações "How we might"
- Definição de POV - (Point of view)
Módulo 7 - Arquitetura de Informação e navegação
- O que é Arquitetura de Informação?
- Sistemas da Arquitetura de Informação
- Os entregáveis
- Card Sorting e outros métodos para testar arquitetura de informação
Módulo 8 - Usabilidade
- O que é usabilidade
- Princípios e diretrizes de Usabilidade
- Heuríastica de Nielsen
- Entendendo a Avaliação Heurística
Módulo 9 - UX Writing
- Os conceitos básicos para criação de textos em UX
- As diferenças entre microcopy, webwriting e copywriting
- Os elementos mais importantes na construção de um guia de redação e estilo
- Técnicas que podem tornar o texto mais inclusivo
Módulo 10 - Teste de Loop e Aprimoramento
- A importância da prototipação
- Design iterativo
- O conceito de Mágico de Oz
- Teste de Usabilidade
- Tipos de protótipos e aplicação
- Paper First, pixel after
- Técnicas de prototipagem de papel
- Práticas recomendadas para wireframing
- Práticas recomendadas para prototipagem em alta fidelidade
- Ferramentas para criar protótipos e como escolher a mais adequada
Módulo 11 - Leis de UX
- O efeito da usabilidade estética
- Princípios da Gestalt
- Região Comum
- Proximidade
- Similaridade
- Conexão Uniforme
- Efeito Von Restorff
- Lei de Fitts
- Lei de Hick
- Lei de Jakob
- Lei de Miller
- Princípio de Pareto
- Efeito de posição sequencial
- Regra do Pico-Fim
Módulo 12 - Princípios básicos de UI
- Interface/Experiência mobile x desktop
- Projetando interfaces Mobile
- Projetando interfaces Desktop
- Alinhamento
- Balanço
- Preenchimento e espaço em branco
- Contraste
- Grades e alinhamento
- Sequência
Módulo 13 - UX Mobile
- Design system
- Styleguide
- A construção de um protótipo dentro do XD de uma aplicação mobile para restaurantes
Módulo 14 - Princípios de acessibilidade
- Vamos fazer uma introdução ao mundo do design inclusivo.
- Você irá aprender como tornar seus produtos e serviços mais acessíveis.
- Vamos conhecer as práticas recomendadas, também conhecidas como heurísticas, quando se trata de projetar interfaces de usuário.
Módulo 15 - Design emocional
- Componentes da aparência e das sensações
- Paletas de cores
- Iconografia
- Tipografia
- Ilustrações
- Atração
- Quadro de avisos
- Esquemas de design
- Instrumento
Módulo 16 - Métricas em UX
As principais métricas pertencem a uma das três principais categorias:
- envolvimento do usuário
- o negócio
- atendimento ao cliente
Módulo 17 - Processos de design: construção e dimensionamento
- Estrutura atômica
- Design System
- Lean UX
- Workshops e Design Sprint
Módulo 18 - Portfólio em UX
- Você irá aprender a criar um portfólio, elaborar um currículo, escrever cartas de apresentação e a fazer entrevistas.
- Vamos abordar o caminho desde a procura de vaga e a primeira tarefa de teste, até entrevistas e propostas de emprego.
Módulo 19 - Tarefa final
- O objetivo geral será investigar a fundo todas as informações brutas que estão sendo fornecidas para que a partir disto vocês interpretem, produzam um relatório e ofereçam soluções para os problemas listados para o redesign do site da Mapa do Imóvel.
- As entregas finais deste projeto serão:
- Um relatório contendo no mínimo Customer Journey Map, Sitemap, Persona e Auditoria do site
- Apresentação de um protótipo, apontando cada uma das soluções para os problemas apresentados e a justificativa, embasada e relacionada ao relatório feito por vocês.
Módulo bônus — Guia de cores: qual sua importância?
- Psicologia das cores
- Teoria da cor: Círculo cromático de Itten
- Tipos de relação entre as cores. Como fazer a escolha?
- Regra das duas cores + cor de destaque
- Regra de abordagem individual
- Influência da iluminação na cor